A reorganização dos serviços de saúde no Brasil aborda como prioridade a Atenção Básica, através da qual a prevenção de doenças e a promoção saúde tem maior enfoque com intuito de reduzir a incidência de problemas futuros, pois, a maioria destes são evitáveis. Nesse sentido, uma das maneiras do Nutricionista atuar é promovendo alimentação saudável com objetivo de evitar Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como Diabetes Mellitus, Hipertensão e Doenças Cardiovasculares que estão entre as maiores causas de óbitos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Portanto, entender o papel do Nutricionista no campo da Saúde Coletiva é essencial para uma boa formação profissional. Para atender essa demanda, no dia 17/09/2011 os participantes do Ciclo de Palestras Destaques em Nutrição contaram com da presença da professora Dra. Sandra Chaves apresentando sobre o saber fazer Saúde Coletiva, seus diversos objetivos e como estes são traçados e a importância da compreensão dos determinantes da saúde.
Foi abordado também um breve histórico sobre as pesquisas em Nutrição no Brasil, os principais problemas nutricionais enfrentados pelo país e como esses são diagnosticados, pois, é de extrema relevância para os estudantes compreender como ocorre esse processo. Além disso, foram apresentadas as pesquisas realizadas pela ENUFBA nos diversos campos e a importância destas, que permitiram aos estudantes, em sua maioria iniciantes no curso, ter uma primeira noção de como se estabelece o conhecimento científico.
No comments:
Post a Comment